segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Serrano aposta em antigos ídolos para surpreender

Douglas Torraca

PRUDENTÓPOLIS (PR) - Grande surpresa com dois títulos importantes conquistados no futebol paranaense em um pouco mais de dois anos de vida, o Serrano aposta na mescla de jogadores pratas da casa e na volta de antigos ídolos para repetir a campanha da Divisão de Acesso. Os dirigentes do Tigre usam a mesma tática adotada ao se sagrar campeão da Segunda (2008) e Terceira (2009).

Para manter a rotina de conquistas, a diretoria conservou a base, trouxe de volta o meia Joel, de 36 anos, e acertou a vinda de Índio (ex-Vila Nova-GO), Chulapa (ex-Pato Branco), Robinho (ex-Umuarama), Massai (ex-São José), Diego Souza (Moto Clube-MA) e Renaldo (ex-Atlético-PR). Este último com 39 anos é a maior esperança de gols da equipe. Além dos sete jogadores, o Tigre conta com a experiência do atacante Marcão, 34 anos, e do goleiro Val, entre outros destaques que disputaram a Divisão de Acesso pela equipe.

O experiente Joel, bicampeão pelo Serrano, acredita no potencial do grupo. “O time é praticamente a base dos dois anos anteriores. Entre os jogadores que disputaram a Segunda Divisão pelo Serrano, 95% voltaram para cá. Durante a preparação, a equipe demostrou entrosamente e a comissão técnica ficou bastante satisfeita com o rendimento dos jogadores. O amistoso com o Corinthians Paranaense, que vai brigar diretamente por vagas contra equipes do interior, serviu para avaliar a qualidade do grupo. Fisicamente, o elenco está bem. Renaldo, Hugo, Val e Marcão são jogadores experientes que vão contribuir positivamente para evolução do conjunto. Com isso, nós temos tudo para fazer um bom Campeonato Estadual”, observou Joel, que já defendeu Londrina, Maringá, Paraná Clube, Cascavel e Vila Nova-GO.

Com a manutenção da mesma base que subiu para a elite e mesclada com reforços de atletas mais experientes, o presidente do Serrano, Valdir Luiz Cagnini, aposta na união do elenco para surpreender os clubes mais tradicionais. “É um dos elencos mais fortes que montamos até então. Fazemos muitas palestras para motivar os jogadores. Espero que esse grupo possa corresponder dentro de campo”, comenta.

Sem esquecer que quatro times caem para a Segundona em 2010, a expectativa do dirigente é, no mínimo, repetir os feitos das campanhas de acessos e brigar pelas primeiras posições. Depois de conquistar o título do interior, o objetivo é alcançar uma vaga para o octagonal final e seguir os passos do Paranavaí, que, de mansinho, abocanhou o título paranaense, em 2007. “Nosso objetivo nos campeonatos anteriores foi passar da primeira fase e com humildade conseguimos. E não será diferente desta vez. Sempre almejamos o título, que seria o terceiro da equipe, mas nós sabemos das dificuldades. Também faz parte dos nossos sonhos buscar uma vaga para a Série D do Brasileiro e se classificar para a Copa do Brasil”, conta.

Entre os principais clubes da competição, é o que menos gastará com salários de jogadores. O faixa salarial modesta, segundo o dirigente, gira em torno de 700,00 a 1,5 mil reais. “Nós trabalhamos com os pés no chão, sem loucuras. Financeiramente, a folha salarial do clube é uma das mais baixas da competição. Nós sempre colocamos os salário dos atletas em dia. Não adianta prometer o mundo e não pagar. Melhor se comprometer com poucas coisas e poder cumprir as obrigações”, analisa.

Cagnini espera contar com o apoio da torcida lotando o estádio Newton Agiber. Através de parcerias, a diretoria fechou com mais sete patrocinadores de Prudentópolis, Curitiba e de São Paulo. “Em 2008 tinhamos 24 placas no estádio. Este ano, já temos estamos com 54 ou 55 placas. Isso demostra o crédito que o Serrano conseguiu na cidade. A expectativa ainda é aumentar o número de placas e de torcedores durante os jogos da primeira divisão. É ainda uma forma do torcedor contribuir para a arrecadação para cumprirmos com a folha de pagamento dos atletas e funcionários”, acrescenta.

O técnico Carlos Nunes, mantido no cargo depois do acesso, se diz confiante na força dos atletas. Sob seu comando, o Serrano disputou quatro jogos nesta pré-temporada, com duas vitórias, um empate e uma derrota. A agremiação venceu o Andrals por 3 a 2, depois derrotou o Votoraty por 2 a 0 na Copa Sul Brasileiro, no interior paulista, perdeu na final desta competição para o JEC por 3 a 2, com um gol aos 43 do segundo tempo, e por último empatou por 3 a 3 com o Corinthians Paranaense. “ Os jogadores estão cientes da responsabilidade de disputar a primeira divisão. Nós fizemos quatro amistosos, incluindo os jogos contra o Votoraty e o Joinville, que qualificaram muito bem o grupo. O pessoal enfrentou o Joinville, equipe tradicional que está treinando com o mesmo grupo há dois anos. Foi um sinal que vamos para o Paranaense brigando por um lugar ao sol.”, elogia Nunes.

O plantel voltou aos trabalhos no último dia 26 e deverá folgar a partir desta quarta-feira (30). O retornar às atividades e a reapresentação do elenco está marcada para dia 3 de janeiro. O Serrano estreia no Campeonato Paranaense no dia 16, contra o Coritiba, ainda sem saber qual estádio o adversário vai mandar seus jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário